Brevemente de volta!

Depois de muito tempo ausente, felizmente por motivos profissionais e académicos, espero brevemente poder contribuir para a divulgação e dignificação da Educação Social.



Até Breve!



Definição de Educação Social

Do ponto de vista histórico, a Educação Social remonta ao século XVI, mas na prática aparece relativamente na época moderna, e não possui uma definição clara. Segue-se uma das definições possiveis:

Direito de cidadania que se concretiza no reconhecimento de uma profissão de carácter pedagógico, geradora de contextos educativos e acções mediadoras e formativas, que são âmbito de competência profissional do educador social, possibilitando:

A incorporação do sujeito da educação na diversidade das redes sociais, entendida como o desenvolvimento da sociabilidade e circulação social;
A promoção cultural e social, entendida como abertura a novas possibilidades de aquisição de bens culturais, que ampliem as perpectivas educativas, laborais, de ócio e participação social.

Segundo Álvarez Núñez, o educador social deveria reunir as seguintes qualidades:

Equilibrio e maturidade psíquica, para saber encarar positivamente as dificuldades e pressões que o trabalho com grupos pode originar.
Confiança nas capacidades do grupo e dos seus membros para fazer frente aos seus próprios conflitos.
Flexibilidade mental e emotiva: permite contemplar todas as situações grupais de todos os pontos de vista possiveís, assim como analisar as causas e consequências de tomar decisões a respeito.
Sentido de abertura. Tolerância e disponibilidade face aos outros, face aos sentimentos, opiniões e ideias, tentando sempre evitar formar juízos a partir da sua percepção da realidade e facilitando um clima de confiança mútua e apoio entre todos os membros do grupo.
Competência interpessoal: que implicaria capacidade para cumunicar de forma adequada, tanto verbal como não verbalmente, dependendo do papel que tenha nessa tarefa de comunicar com o outro, isto é, emissor ou receptor.

Âmbitos de actuação do Educador Social

As áreas prioritárias para as quais se pode encaminhar o curriculo de um licenciado em Educação Social são os seguintes:

Pedagogia do tempo livre.
Formação de adultos.
Intervenção socioeducativa em situações de marginalidade.Educação e animação da terceira idade.
Educação ambiental.
Animação sociocultural.
As saídas profissionais são:

Trabalho em equipas multiprofissionais.
Animador sociocultural em centros e casas de cultura ou entidades culturais e sociais em geral.
Trabalho na administração pública, em áreas de juventude, cultura, ensino e bem-estar social.
O educador ou animador em meio aberto.
Director ou educador em centros de menores.
Organizador de actividades culturais de animação ou educativas nas prisões.
Animador sociocultural em lares e centros de dia para idosos.
Animador de actividades extracurriculares.
Programador de prevenção da marginalização e intervenção em problemáticas sociofamiliares.
Trabalho em equipas de protecção à infância e adolescência em risco.
Trabalho no âmbito da justiça com menores.
Intervenção educativa com toxicodependentes e outras problemáticasde saúde.
Turismo juvenil e turismo social e cultural.
Programas de formação ocupacional e de transição para a vida activa.



in http://www.eduso.net/

http://www.educacion-social.com/

I JORNADAS DA EDUCAÇÃO SOCIAL-ESEB-BRAGANÇA

Vão decorrer nos próximos dias 14 e 15 de Junho, no auditório da Escola Superior de Educação de Bragança, as primeiras jornadas da Educação Social.
Objectivos:
-Compreender as dinâmicas sociais de diferentes ininstituições;
-Conhecer o papel do educador social nos diferentes contextos de trabalho.

Oradores:
Doutor Joaqui Marques, Instituto das comunidades educativas;
Drª Teresa Galrão, Responsável pela equipa de intervenção precoce;
Prof. Drª Maria do Nascimento Mateus, Coordenadora do curso de Educação Social da ESEB;
Drª Carla Alexandra Galego Pires; educadora Social;
Drª Lina Maria Pereira dos Santos, Técnica superior de Serviço Social do Centro Psiquiátrico de Recuperação de Arnes - Coimbra.

Os alunos finalistas de Educação Social da ESEB vão apresentar e debater trabalhos, dinamizados no âmbito da Intervenção sócio-Educativa, sobre os seguintes temas:
- Habitação: as políticas de habitação social e a (re)produção de formas de pobreza;
- A discriminação sob o olhar da Educação Social;
- Terceira idade;
- Cuidados com idosos;
- Crianças em risco;
- Acção Social na deficiência.

Habitante da Aveleda recebe a oitava cadeira desta campanha promovida pela Azimute

Habitante da Aveleda recebe a oitava cadeira desta campanha promovida pela Azimute

“Já deste muitas tampas?”

Paulo Alves, habitante da Aveleda, concelho de Bragança, foi recebeu a oitava cadeira de rodas que a Azimute, Associação de Desportos de Aventura, Juventude e Ambiente, doa no âmbito da campanha “Já deste muitas tampas?”.

A cadeira de rodas que este cidadão utilizava era emprestada, uma vez que eram muitas as dificuldades para adquirir uma nova. Assim, esta doação é, “como ter uns sapatos novos, que me permitem ir para todo o lado, pelo que fiquei muito feliz”, confessou. Durante a entrega, Paulo Alves manifestou-se contra os obstáculos que continuam a “dificultar a vida” a quem tem problemas de mobilidade. “Tenho mais problemas em me deslocar em Bragança do que na minha aldeia. Por vezes, encontro uma rampa muito bonita, mas que tem escadas no topo ou não dá para ir a nenhuma casa de banho, mesmo em estabelecimentos públicos”, lamenta.
Recorde-se que a Azimute lançou a campanha “Já deste muitas tampas?” em Setembro de 2005 e, desde então, já foram recolhidos 2500 quilos de tampas, que resultaram na entrega de oito cadeiras de rodas. “A adesão e mobilização dos bragançanos surpreendeu-nos muito”, confessou Agustina Silvano, da Azimute.
Segundo a dirigente, a associação distribui as cadeiras de rodas e restante equipamento ortopédico a partir das solicitações das pessoas em situação de carência. “Chegam-nos vários pedidos, que analisamos e depois decidimos a quem doar o material”, explicou a responsável.
Para contribuir para esta campanha, basta doar tampas de plástico de uma garrafa de água, sumo ou iogurte. Desta forma, em vez de serem atiradas ao chão ou ao lixo, as tampas podem ser recolhidas e remetidas à Azimute, que as encaminha para uma empresa de reciclagem. Actualmente, podem depositar-se tampas em diversos organismos, como as Piscinas Municipais de Bragança, Hospital Distrital, Santa Casa da Misericórdia e Instituto Português da Juventude, entre outros.



Por: Sandra Canteiro

Violência doméstica

Violência doméstica dispara

A funcionar há cerca de seis meses, o Gabinete de Apoio à Vítima de Bragança tem sido cada vez mais procurado.

Segundo o governador civil de Bragança, Jorge Gomes, a violência é um problema que ainda afecta um elevado número de pessoas no distrito. “Por semana, o gabinete recebe muitos casos, que serão poucos face aos casos de violência existentes no distrito”, acrescentou o responsável.
Este espaço de apoio, a funcionar nas instalações do Governo Civil, trabalha em interacção com outras entidades que actuam nesta área. “Estamos a constituir uma base de dados com diversa informação e estamos a trabalhar em rede com outras instituições da cidade”, salientou Jorge Gomes.
A maioria dos casos que chegam ao gabinete ainda estão numa fase inicial. Ou seja, as pessoas procuram ajuda quando começam a surgir comportamentos violentos no seio familiar.
Para combater esta e outras formas de discriminação, o camião da “diversidade esteve estacionado em Bragança durante a semana passada, onde distribuiu diversa informação acerca dos diferentes tipos de discriminação social.
Na exposição dedicada a esta temática, que incluía também materiais lúdico-pedagógicos, os jovens constituíram o grosso dos visitantes.
Segundo a coordenadora da Estrutura de Missão do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades, Luísa Portugal, as discriminações mais frequentes prendem-se com a idade, deficiência, raça, religião ou sexo. “As mulheres ainda são muito discriminadas na nossa sociedade. Se for uma mulher de outra religião, raça ou com deficiência ainda é mais posta de parte”, acrescentou a responsável.
Na óptica do governador civil de Bragança, Jorge Gomes, no Nordeste Transmontano não se nota muito a diferença, contudo, é necessário sensibilizar a população para evitar “maus comportamentos”.



Por: Teresa Batista

Cartão Imigrante,

O que é?



O CARTÃO IMIGRANTE resulta da inscrição de um(a) imigrante legal no Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI) enquanto cliente, beneficiando gratuitamente de todos os benefícios que o CNAI proporciona. Além disso, poderá vir a beneficiar de outros serviços prestados por outras entidades que, no futuro, se venham a associar ao CARTÃO.



Para que serve?



Para que o seu acolhimento e a sua integração enquanto imigrante em Portugal seja mais fácil e mais simples. Para isso pode aceder gratuitamente aos seguintes serviços do CNAI:



- Informação jurídica – no Gabinete de Apoio Jurídico do CNAI os utentes do Cartão Imigrante beneficiam de informação e aconselhamento jurídico, prestado por juristas qualificadas e que o apoiam no esclarecimento de dúvidas sobre questões legais.



- Apoio ao reagrupamento familiar - no Gabinete de Apoio ao Reagrupamento Familiar, os utentes do Cartão Imigrante beneficiam de apoio para prepararem o seu pedido de trazer a família, bem como de ajuda no acompanhamento do processo.



- Apoio à procura de emprego – através do Gabinete de Apoio ao Emprego, pode obter informações sobre empregos disponíveis ou como lançar o seu próprio negócio, bem como que oportunidades de formação profissional tem.



- Apoio à procura de Habitação – através do Gabinete de Apoio à Habitação, pode aceder a informação sobre acesso à habitação, nomeadamente ofertas disponíveis e eventuais mecanismos de apoio.



- Apoio à integração dos filhos na Escola - Através do Gabinete da Educação pode obter informação e apoio na integração dos seus filhos na Escola.



- Apoio à integração no Sistema de Saúde – Através do Gabinete de Saúde pode obter informação de como se integrar no Sistema Nacional de Saúde e que direitos lhe assistem na protecção da saúde.



- Acesso a aulas de Língua Portuguesa – Através dos cursos de formação em Língua Portuguesa, a funcionar no CNAI ao fim-de-semana, poderá ter acesso à aprendizagem de Português para que a sua integração seja mais fácil.







Tenho o CARTÃO IMIGRANTE. Posso marcar antecipadamente a minha ida ao CNAI e ser atendido com rapidez?



Sim. Basta ligar o SOS Imigrante (808.257.257) e o operador que o atenderá irá marcar consigo o dia e a hora para vir ao CNAI, para ter acesso a qualquer um dos serviços anteriormente referidos. Na véspera receberá um SMS no seu telemóvel para o lembrar. No dia do atendimento, terá que estar presente à hora marcada e será atendido(a) rapidamente.



Quanto custa?



O CARTÃO IMIGRANTE é gratuito e tem uma validade anual. É pessoal e intransmissível.





Substitui a autorização de residência ou visto de trabalho?



Não. O CARTÃO IMIGRANTE diz respeito só ao acesso aos serviços do CNAI e só é passado a quem está legal em Portugal.







Para Saber mais:



- Pessoalmente, no Balcão de Apoio do CNAI
- Rua Álvaro Coutinho, nº 14, 1150-025 Lisboa

- Rua do Pinheiro, nº 9, 4050-484 Porto



- Através do telefone 808.257.257
- Através de e-mail: ci@acime.gov.pt

Câmara Municipal De Bragança-Acção Social

A acção social assegura protecção às pessoas e grupos desfavorecidos da sociedade através da atribuição de vários tipos de prestações que visam a melhoria da sua qualidade de vida.


Informações disponíveis:

Cartão do Idoso
Condições de titularidade/utilização e requerimento

Regulamento
Para apoio a estratos sociais desfavorecidos

Transportes Escolares

Redução ou isenção do passe escolar

Curso de Educação Social na Escola Superior De Educação de Bragança

Escola: Escola Superior de EducaçãoPublicação: Despacho nº 13602/2006 da DGES publicado na II Série do DR nº104 de 30de Maio de 2006 Ciclo: 1º cicloGrau: LicenciaturaDuração: 6 semestresDirector de curso: Maria do Nascimento Esteves MateusLocal de funcionamento: Bragança - Campus de Santa Apolónia - Escola Superior de EducaçãoRegime de funcionamento: Diurno
Objectivos:
A relevância social do novo curso de Licenciatura em Educação Social, apoia-se nos seguintes argumentos:
Torna-se imperativo que o Ensino Superior Universitário e Politécnico assegure uma sólida e eficiente formação dos recursos humanos, partindo do espírito renovador da Lei de Bases do Sistema Educativo (Outubro de 1986) e legislação subsequente;
Evidente carência de recursos humanos qualificados e especializados, pelo que surgiu, na Escola Superior de Educação de Bragança, a aposta na área da Educação Social;
Necessidade de profissionais solidamente formados nas áreas das Ciências Sociais, Ciências da Educação e metodologias de investigação e intervenção social;
Promoção de um desenvolvimento sócio-cultural das populações, em contextos multifacetados e tendo como horizonte o exercício pleno da Cidadania;
Fragilização do indivíduo humano devido à perda de identidade e vazio relacional.

Projecto Vamos Utopiar

Portugal tornou-se um destino de imigração nos últimos anos. Aqui convivem pessoas de diversas proveniências, portadoras de diferentes mundividências, de diversas características culturais, sociais e de poder. A diferença raramente tem sido assumida como riqueza e, de forma consistente, é transformada em desvantagem.
O projecto Vamos Utopiar pretende contribuir para a mudança desta situação, através do desenvolvimento de soluções capazes de prevenir e combater o racismo e a xenofobia e capazes de promover o reforço da participação de imigrantes e de grupos étnicos minoritários na sociedade de acolhimento em geral, e no mercado de trabalho, em particular.

O projecto é financiado pela Iniciativa Comunitária EQUAL, enquadrado na prioridade empregabilidade e na área de intervenção prevenção de discriminações raciais e étnicas.

Para saber mais sobre o Projecto, os Parceiros e as Actividades, clique aqui.

ACTIVIDADE 1: Ciclo de tertúlias e site de Associações de Imigrantes

Esta actividade consiste em proporcionar espaços de reflexão e debate, quer reais (ciclo de tertúlias) e virtuais (através de um site), dinamizados por dirigentes associativos em torno de problemas partilhados.
Com esta actividade pretende-se reforçar a visibilidade das associações de imigrantes, a sua a capacidade de intervenção e a prática de trabalho em rede. Procura-se contribuir, desta forma, para minimizar a dispersão e desconhecimento recíproco das associações, promovendo a cooperação e a união entre estas na resolução de problemas partilhados e na defesa de interesses comuns.
Para enviar sugestões, ideias, ou simplesmente os seus comentários, contacte-nos para gataime@acime.gov.pt
Conheça as conclusões do Encontro para Debate de Ideias acerca do Site das Associações de Imigrantes (realizado no ACIME no passado dia 8 de Julho).

Apresentação do Estudo 1 –“A Interculturalidade na Expansão Portuguesa” – da Colecção Portugal Intercultural do Observatório de Imigração

No próximo dia 9 de Maio, o ACIME, através do Observatório da Imigração, lança uma nova colecção de estudos: a Colecção Portugal Intercultural. Com esta colecção procura-se demonstrar, a partir de marcas históricas, a presença e cruzamento de povos e culturas na identidade portuguesa. O lançamento decorrerá no Padrão do Descobrimentos pelas 15:00h.
O Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME), procurando aprofundar o conhecimento de todas as temáticas relacionadas com a imigração, tem vindo a promover, através do seu Observatório de Imigração, a realização de vários estudos científicos. Seguindo uma filosofia de “conhecer mais para agir melhor”, procura-se assim estimular a reflexão acerca de políticas públicas de integração de imigrantes em Portugal e divulgar os resultados de investigações científicas sobre imigração.

Neste âmbito várias colecções de estudos têm vindo a ser criadas. Em 2003, foi criada a colecção de Estudos do Observatório de Imigração que conta já com 22 obras publicadas (todas disponíveis em
www.oi.acime.gov.pt). Em 2005, procurando colmatar algumas lacunas existentes na edição de dissertação de mestrado e teses de doutoramento sobre imigração e minorias étnicas em Portugal, o ACIME, através do Observatório de Imigração, decidiu apoiar também a publicação de teses de reconhecido interesse.

Dando continuidade a este trabalho fundamental de, através de factos científicos, promover um melhor conhecimento acerca da imigração em Portugal, combatendo assim mitos e estereótipos acerca dessa realidade, o ACIME está a lançar uma nova colecção de estudos: a Colecção Portugal Intercultural. Com esta colecção procura-se demonstrar, a partir de marcas históricas, a presença e cruzamento de povos e culturas na identidade portuguesa.





No primeiro estudo desta colecção – A Interculturalidade na Expansão Portuguesa (séculos XV-XVIII) – da autoria do Professor João Paulo Oliveira e Costa e da Dra. Teresa Lacerda, é bem ilustrado como a interculturalidade foi um traço marcante da Expansão portuguesa dos séculos XV a XVIII e como influenciou o nosso património cultural e a nossa identidade colectiva. Estes resultados são particularmente interessantes de realçar, em particular quando a História pode ter um papel crucial na projecção que se quer para o futuro de uma sociedade marcada pela riqueza da diversidade cultural.

O evento, aberto ao público, terá lugar no próximo dia 9 de Maio de 2007 no Padrão dos Descobrimentos às 15:00. A agenda do evento contempla:


15:00 – 15:15
Sessão de Abertura pelo Coordenador do Observatório de ImigraçãoEng. Roberto Carneiro

15:15 – 16:00
Apresentação do Estudo “A Interculturalidade na Expansão Portuguesa” Professor Doutor João Oliveira e Costa e Dra. Teresa Lacerda

16:00 – 16:30
Discussão com comentários de
(1) Professor Doutor Luís Filipe Barreto, Presidente do Centro Científico e Cultural de Macau
(2) Professor Doutor Rui Loureiro, Director de Projecto da Câmara Municipal de Lagos

16:30 - 17:00
Debate
Bem vindos ao meu blog!
Em primeiro lugar quero através deste blog contribuir para uma maior divulgação do curso de Educação Social.
Espero, através deste, transmitir-vos informções uteis, tais como:
  • notícias;
  • projectos;
  • estudos;
  • e outros assuntos da área das ciências sociais.