Brevemente de volta!

Depois de muito tempo ausente, felizmente por motivos profissionais e académicos, espero brevemente poder contribuir para a divulgação e dignificação da Educação Social.



Até Breve!



Apresentação do Estudo 1 –“A Interculturalidade na Expansão Portuguesa” – da Colecção Portugal Intercultural do Observatório de Imigração

No próximo dia 9 de Maio, o ACIME, através do Observatório da Imigração, lança uma nova colecção de estudos: a Colecção Portugal Intercultural. Com esta colecção procura-se demonstrar, a partir de marcas históricas, a presença e cruzamento de povos e culturas na identidade portuguesa. O lançamento decorrerá no Padrão do Descobrimentos pelas 15:00h.
O Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME), procurando aprofundar o conhecimento de todas as temáticas relacionadas com a imigração, tem vindo a promover, através do seu Observatório de Imigração, a realização de vários estudos científicos. Seguindo uma filosofia de “conhecer mais para agir melhor”, procura-se assim estimular a reflexão acerca de políticas públicas de integração de imigrantes em Portugal e divulgar os resultados de investigações científicas sobre imigração.

Neste âmbito várias colecções de estudos têm vindo a ser criadas. Em 2003, foi criada a colecção de Estudos do Observatório de Imigração que conta já com 22 obras publicadas (todas disponíveis em
www.oi.acime.gov.pt). Em 2005, procurando colmatar algumas lacunas existentes na edição de dissertação de mestrado e teses de doutoramento sobre imigração e minorias étnicas em Portugal, o ACIME, através do Observatório de Imigração, decidiu apoiar também a publicação de teses de reconhecido interesse.

Dando continuidade a este trabalho fundamental de, através de factos científicos, promover um melhor conhecimento acerca da imigração em Portugal, combatendo assim mitos e estereótipos acerca dessa realidade, o ACIME está a lançar uma nova colecção de estudos: a Colecção Portugal Intercultural. Com esta colecção procura-se demonstrar, a partir de marcas históricas, a presença e cruzamento de povos e culturas na identidade portuguesa.





No primeiro estudo desta colecção – A Interculturalidade na Expansão Portuguesa (séculos XV-XVIII) – da autoria do Professor João Paulo Oliveira e Costa e da Dra. Teresa Lacerda, é bem ilustrado como a interculturalidade foi um traço marcante da Expansão portuguesa dos séculos XV a XVIII e como influenciou o nosso património cultural e a nossa identidade colectiva. Estes resultados são particularmente interessantes de realçar, em particular quando a História pode ter um papel crucial na projecção que se quer para o futuro de uma sociedade marcada pela riqueza da diversidade cultural.

O evento, aberto ao público, terá lugar no próximo dia 9 de Maio de 2007 no Padrão dos Descobrimentos às 15:00. A agenda do evento contempla:


15:00 – 15:15
Sessão de Abertura pelo Coordenador do Observatório de ImigraçãoEng. Roberto Carneiro

15:15 – 16:00
Apresentação do Estudo “A Interculturalidade na Expansão Portuguesa” Professor Doutor João Oliveira e Costa e Dra. Teresa Lacerda

16:00 – 16:30
Discussão com comentários de
(1) Professor Doutor Luís Filipe Barreto, Presidente do Centro Científico e Cultural de Macau
(2) Professor Doutor Rui Loureiro, Director de Projecto da Câmara Municipal de Lagos

16:30 - 17:00
Debate

Sem comentários:

Enviar um comentário