Brevemente de volta!

Depois de muito tempo ausente, felizmente por motivos profissionais e académicos, espero brevemente poder contribuir para a divulgação e dignificação da Educação Social.



Até Breve!



Definição de Educação Social

Do ponto de vista histórico, a Educação Social remonta ao século XVI, mas na prática aparece relativamente na época moderna, e não possui uma definição clara. Segue-se uma das definições possiveis:

Direito de cidadania que se concretiza no reconhecimento de uma profissão de carácter pedagógico, geradora de contextos educativos e acções mediadoras e formativas, que são âmbito de competência profissional do educador social, possibilitando:

A incorporação do sujeito da educação na diversidade das redes sociais, entendida como o desenvolvimento da sociabilidade e circulação social;
A promoção cultural e social, entendida como abertura a novas possibilidades de aquisição de bens culturais, que ampliem as perpectivas educativas, laborais, de ócio e participação social.

Segundo Álvarez Núñez, o educador social deveria reunir as seguintes qualidades:

Equilibrio e maturidade psíquica, para saber encarar positivamente as dificuldades e pressões que o trabalho com grupos pode originar.
Confiança nas capacidades do grupo e dos seus membros para fazer frente aos seus próprios conflitos.
Flexibilidade mental e emotiva: permite contemplar todas as situações grupais de todos os pontos de vista possiveís, assim como analisar as causas e consequências de tomar decisões a respeito.
Sentido de abertura. Tolerância e disponibilidade face aos outros, face aos sentimentos, opiniões e ideias, tentando sempre evitar formar juízos a partir da sua percepção da realidade e facilitando um clima de confiança mútua e apoio entre todos os membros do grupo.
Competência interpessoal: que implicaria capacidade para cumunicar de forma adequada, tanto verbal como não verbalmente, dependendo do papel que tenha nessa tarefa de comunicar com o outro, isto é, emissor ou receptor.

Âmbitos de actuação do Educador Social

As áreas prioritárias para as quais se pode encaminhar o curriculo de um licenciado em Educação Social são os seguintes:

Pedagogia do tempo livre.
Formação de adultos.
Intervenção socioeducativa em situações de marginalidade.Educação e animação da terceira idade.
Educação ambiental.
Animação sociocultural.
As saídas profissionais são:

Trabalho em equipas multiprofissionais.
Animador sociocultural em centros e casas de cultura ou entidades culturais e sociais em geral.
Trabalho na administração pública, em áreas de juventude, cultura, ensino e bem-estar social.
O educador ou animador em meio aberto.
Director ou educador em centros de menores.
Organizador de actividades culturais de animação ou educativas nas prisões.
Animador sociocultural em lares e centros de dia para idosos.
Animador de actividades extracurriculares.
Programador de prevenção da marginalização e intervenção em problemáticas sociofamiliares.
Trabalho em equipas de protecção à infância e adolescência em risco.
Trabalho no âmbito da justiça com menores.
Intervenção educativa com toxicodependentes e outras problemáticasde saúde.
Turismo juvenil e turismo social e cultural.
Programas de formação ocupacional e de transição para a vida activa.



in http://www.eduso.net/

http://www.educacion-social.com/

8 comentários:

  1. Muito bom este texto e ajudou num trabalho obrigada

    ResponderEliminar
  2. lopesdasilva86@hotmail.com

    ResponderEliminar
  3. Este texto ajudou-nos bastante num trabalho em grupo...valeu.

    ResponderEliminar
  4. PREZADOS

    A EDUCAÇÃO SOCIAL como atividade que objetiva conduzir indivíduos, segundo valores sócios-políticos, vigentes em uma época e lugar sugere, que a ela se vinculem profissionais cuja prática do auto conhecimento os situem como pessoas potencializadas e politizadas, uma vez que embute uma especialidade na mesma, que em síntese pode ser traduzida pela expressão, CIDADANIA que por sua vez não deve ser exercida em detrimento da FLORESTANIA. TAL INTEGRAÇÃO É, EM SÍNTESE CIDADÃ.

    Sandive Santana / RJ / Brasil
    Educador Social

    ResponderEliminar
  5. PREZADOS

    EDUCAÇÃO SOCIAL,em seu todo, proporciona a aplicação de um visão abrangente sobre os vários cenários oportunizantes á uma sociedade cedenta de meios para realizar reajustes psicossociais neste momentos de intensas mudanças.

    Para a mulher, como gênero em evidência em meio a os citados reajustes, a EDUCAÇÃO SOCIAL, abre campo para novas inserções epistemológicas, surgidas das muitas e novas interações com tecnologias em prol do desenvolvvivmentos, também de um consciência cidadã, ainda latente, em seu ninho de reflexão cotidiana.

    Neste âmbito, á nós Educadores sociais,é proposto , inda de modo velado, uma revisão sobre as interpretações acerca das possibilidades deste gênero,cujo valor, sobressai em nossos dias, ainda de modo tímido, por falta de acessos imprescindíveis a formação de uma mente crítica, e não simples e vulgarmente, questionadora, demandada para o exercício de um democracia mais consciente.

    Sandive Santana / RJ / Brasil
    Educador Social

    ResponderEliminar
  6. Um educador social pode trabalhar com crianças/adultos com deficiências e cuidados especiais?

    Estou no 12ºano e quero tirar a licenciatura em Educação social e gostaria de me informar mais sobre as saídas e os locais onde se pode laborar.

    Existem cursos técnicos de reforço à licenciatura?

    Gostaria que me esclarecesse estas duvidas.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  7. Oi boa tarde :)
    Sim o Educador Social pode trabalhar com diferentes faixas etárias, diferentes públicos alvo e em diferentes contextos socio - económicos.
    Existem diversas escolas que lecionam a licenciatura de Educação Social - a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria bé um exemplo de uma.
    Relativamente e existirem reforços a licenciatura existem muitas coisas possíveis de complememtar a licencitura. Isso já está ligado com a área de perferencia pessoal de cada um.
    espero ter ajudado :)
    Boa continuação, E FAZ VALER ESTA PROFISSÃO:)

    Diana Malicia - Educadora Social

    ResponderEliminar
  8. Queria que me esclarecessem uma coisa quais as cadeias que temos em educação social? é muito dificil ?
    Agradecimentos!

    ResponderEliminar