Brevemente de volta!

Depois de muito tempo ausente, felizmente por motivos profissionais e académicos, espero brevemente poder contribuir para a divulgação e dignificação da Educação Social.



Até Breve!



Associação de Socorros vira página

A Associação dos Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança (ASMAB) já pode oferecer melhores condições a sócios e utentes, fruto das obras de requalificação que dão uma nova vida à sede da instituição.

O presidente da direcção da ASMAB, Alcídio Castanheira, afirma que uma das prioridades foi a construção de acessos para pessoas portadoras de deficiência, visto que o espaço anterior não dispunha de rampas nem de elevadores.
Inicialmente foi pensada a construção de um edifício de raiz, mas a inviabilidade do projecto no âmbito do programa PARES e os problemas inerentes à instalação da associação durante as obras levaram a direcção a apostar numa reestruturação faseada.
A par das alterações no refeitório social e na cozinha, que passaram para o rés-do-chão, a sede da ASMAB também foi requalificada do ponto de vista estético, tendo sido enquadrada na traça da Praça Camões.
“Neste momento, estamos a terminar as acessibilidades, desde as rampas aos elevadores e às casas de banhos para pessoas portadoras de deficiência. Os trabalhos deverão ser inaugurados ainda durante este mês”, afirmou Alcídio Castanheira.
Trata-se de um investimento na ordem dos 350 mil euros, comparticipado em 20 mil euros pela Segurança Social, através do programa Fundo Socorro Social, e apoiado pela Câmara Municipal de Bragança. O restante foi suportado pela própria instituição.

Associação pretende implementar a valência de Apoio Domiciliário para apoiar sócios e utentes

Para já, a ASMAB disponibiliza as valências de Centro de Dia (20 utentes), Centro de Convívio (70 utentes), Creche Familiar (48 crianças) e Refeitório Social, que serve, diariamente, cerca de 300 refeições a utentes e associados.
O serviço de Creche Familiar disponibiliza 12 amas, que estão distribuídas, estrategicamente, pela cidade e têm formação constante no que toca ao apoio pedagógico às crianças. Durante o ano lectivo são, ainda, realizadas diversas actividades com os mais pequenos, destacando-se a Festa de Natal, marcada para o próximo dia 12.
No futuro, Alcídio Castanheira revela que pretende alargar os acordos com a Segurança Social e implementar a valência de Apoio domiciliário. “Já há pessoas que vêm cá buscar a comida. Por isso, o que nós pretendemos é levar a alimentação e a medicação a casa das pessoas, bem como lavar-lhes a roupa e fazer a higiene nas habitações”, realça o responsável, acrescentando que, a curto prazo, a associação vai montar uma lavandaria.
Com 320 sócios, a instituição preserva os princípios que estão na origem da sua criação. “O nosso trabalho é virado para os associados, nomeadamente ao nível do refeitório e medicamentos. Além disso, também prestamos apoio social, através de acordos com a Segurança Social”, frisou o responsável.
Criada pelos artistas da cidade, a ASMAB rapidamente se diluiu na sociedade bragançana, tendo por base o espírito de entreajuda entre cidadãos. (ver coluna)

Por: Teresa Batista
Jornal Nordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário