Brevemente de volta!

Depois de muito tempo ausente, felizmente por motivos profissionais e académicos, espero brevemente poder contribuir para a divulgação e dignificação da Educação Social.



Até Breve!



Campanhas de voluntariado em Bragança


A Sub-região de Saúde de Bragança quer criar um banco de volutariado que possa servir os 12 Centros de Saúde do distrito. Nesta altura só cinco destas unidades já contam com este tipo de apoio: Alfândega, Mirandela, Miranda do Douro, Bragança e Vila Flor. Pouco mais de meia centena de pessoas prestam serviço de volutariado. O Centro de Saúde de Alfândegada da Fé, onde esta quarta-feira decorre um Seminário sobre “Voluntariado na Saúde Presente e Que Futuro”, é o que conta com o maior e mais antigo movimento de apoio de cidadãos locais.

Por norma os volutários realizam tarefas relacionadas com a prestação de informações e apoio aos utentes dos Centros de Saúde, contudo em Mirandela, o volutariado atinge uma tarefa específica no tratamento de doentes com Alzheimer. Está a decorrer uma campanha para novos voluntários. Os candidatos devem sujeitar-se a uma selação e formação específica. No concelho de Bragança, a Câmara pretende implementar em 2008 um banco de volutariado para prestar apoio nas instituições particulares de solidariedade social.

Nesta altura está a ser feito um levantamento das necessidadades de cada organismo, depois de cada uma das IPSS ter respondido a um inquérito nesse sentido. Os serviços municipais estão também a ter em conta o perfil de cada voluntário, para os adequar ás necessidades da instituição. As inscrições para o banco de voluntariado estão abertas em vários locais. Em 2008 o serviço deve estar no terreno, com uma primeira avaliação no final do primeiro semestre.

Sem comentários:

Enviar um comentário