Brevemente de volta!

Depois de muito tempo ausente, felizmente por motivos profissionais e académicos, espero brevemente poder contribuir para a divulgação e dignificação da Educação Social.



Até Breve!



"Educação Social inaugura Jornadas"

O Departamento de Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Bragança organizou e acolheu, nos dias 14 e 15 de Junho, as “I Jornadas de Educação Social – Dinâmicas / Contextos e Projectos”.
O curso foi criado, há três anos, como licenciatura bietápica, surgindo, depois, a adaptação ao processo de Bolonha com aprovação do Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior. Neste momento, é frequentado por 255 alunos, alguns deles finalistas.
De acordo com a directora do curso de Educação Social, Maria do Nascimento Esteves Mateus, estas jornadas visam um encontro de realidades: a académica e a do mercado de trabalho. “Os alunos que estão a terminar o curso (3.º ano) irão entrar, brevemente, no mercado de trabalho, por isso, houve necessidade de criar um encontro de experiências que dessem significado às várias linhas orientadoras que os discentes tiveram ao longo do curso”, explica a docente.
As grandes temáticas destas jornadas focaram-se, essencialmente, numa reflexão sobre o trabalho que os alunos estão a fazer ao nível da intervenção sócio – educativa nas várias instituições da comunidade, vulgarmente designado por estágio.
De um modo geral, as jornadas representaram uma excelente oportunidade para os alunos de Educação Social contactarem com temas que, normalmente, não são abordados nas aulas ou que não conseguem ter o devido e necessário desenvolvimento, criando uma visão mais atraente e completa dos assuntos sociais.
Para finalizar, fica o apelo da directora do curso para que as instituições da região continuem a colaborar. “Para o próximo ano, o número de estagiários quase vai duplicar”, remata a responsável.
Jornal Nordeste
Por: Rui Estevinho

Sem comentários:

Enviar um comentário