Brevemente de volta!

Depois de muito tempo ausente, felizmente por motivos profissionais e académicos, espero brevemente poder contribuir para a divulgação e dignificação da Educação Social.



Até Breve!



Macedo-Urgência não fecha

O mapa final dos serviços de urgência de Portugal, publicado na semana passada, em Diário da República, mantém, ao contrário do previsto, a Urgência do Hospital de Macedo de Cavaleiros.
O anúncio do encerramento daquele serviço, em 2006, gerou ampla contestação naquele concelho. A Câmara e Assembleia Municipal pronunciaram-se desfavoravelmente e chegou a ser criada pela assembleia Municipal uma Comissão de Saúde que elaborou um relatório no qual apresentava os principais pontos de contestação da possível decisão de encerrar a urgência.
A Comissão de Saúde contestou ainda o encerramento do Serviço de Cirurgia naquele Hospital e reivindicava a criação de uma urgência médico-cirurgica.
Com este desfecho, José Madalena, presidente da referida Comissão, revela-se satisfeito, e considera que esta decisão dá resposta a um dos principais argumentos apresentados pela Comissão de Saúde.
“Naturalmente foi o epilogo de um processo. Tentámos convencer o Governo de que seria um enorme erro se a Urgência de Macedo encerrasse. Parece que o Governo ficou convencido com os nossos argumentos”, referiu o responsável.
Após um período de muita contestação e de elaboração de contra-propostas, em Setembro de 2006, a Assembleia Municipal aprovou um documento que defende a criação de uma urgência médico-cirúrgica, na unidade hospitalar daquele concelho.
A argumentação apresentada baseava-se sobretudo no facto de existirem localidades do concelho que ficavam a mais de meia hora de distância da urgência mais próxima, quando o Governo pretendia atingir metas de um máximo de 30 minutos de distância, pelo menos para 90,1 por cento da população.
Ana Preto
Mensageiro Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário