Brevemente de volta!

Depois de muito tempo ausente, felizmente por motivos profissionais e académicos, espero brevemente poder contribuir para a divulgação e dignificação da Educação Social.



Até Breve!



Calor coloca idosos e crianças em risco

Antecipando a estação mais quente do ano, o delegado de saúde do distrito de Bragança, Vítor Lourenço, apela à articulação dos cerca de 68 lares de idosos e 60 Centros de Dia com o objectivo de prevenir patologias e, mesmo, mortes provocadas pelas temperaturas elevadas. “As instituições devem dar as mãos e adequarem os meios às necessidades existentes”, sublinhou o responsável.
As crianças até aos cinco anos, idosos e doentes crónicos são considerados grupos de risco, pelo que acções de prevenção devem focar-se, essencialmente, nestas especificidades. O responsável alerta, ainda, para a vulnerabilidade das pessoas que moram isoladas, sobretudo idosas. “Além dos doentes crónicos, temos que ter em atenção as que estão sozinhas e necessitam de apoio”, realçou Vítor Lourenço.
Para fazer face a este grupo de risco, as entidades ligadas à saúde já disponibilizaram carrinhas de apoio domiciliário que auxiliam os idosos. “Se for preciso, trazemos para o Centro de Saúde uma pessoa acamada que tenha dificuldades na sua habitação”, salientou o responsável.

Sub-Região de Saúde de Bragança apresentou Planos de Contingência para as Ondas de Calor

De modo a prevenir patologias e, mesmo, mortes provocadas pela subida de temperaturas, a Sub-Região de Saúde de Bragança (SRSB) realizou, no auditório Alcínio Miguel da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança uma sessão sobre os “Planos de Contingência para as Ondas de Calor” que decorreu na passada quarta-feira. O objectivo é evitar mazelas resultantes do aumento das temperaturas, bem como alertar a população para os perigos e factores de risco na época de calor. Para tal, a SRSB conta implementar Planos de Contingência em articulação com as autarquias, Centros de Saúde e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). “Queremos que as entidades sejam avisadas dos dias de maior risco, tomem precauções e estejam alerta”, sublinhou a coordenadora da SRSB, Berta Nunes.
Além das medidas de prevenção, a responsável referiu que vai ser implementado um registo permanente, de modo a ter noção do número de casos e patologias relacionadas com o calor.


Por: Sandra Canteiro (Jornal Nordeste)

Centro de Ciência Viva

Novo equipamento traz mais vida

Desde que abriu portas, no passado dia 30 de Junho, o Centro de Ciência Viva (CCV) tem contribuído para o aumento do número de pessoas que passam pelas ruas e ruelas contíguas ao rio Fervença, em Bragança.

Os moradores, na sua maioria idosos, mostram-se felizes com o movimento que se tem registado naquela zona. “Este bairro está muito desabitado, pelo que os visitantes trazem mais vida a esta área, o que é muito bom”, referiu Céu Nascimento, “vizinha” do CCV. A moradora sublinha, ainda, que, “quantas mais pessoas vierem melhor, pois já não se via quase ninguém por aqui”.
Para o presidente da Câmara Municipal de Bragança (CMB), Jorge Nunes, o equipamento tem, até, muita influência a nível regional. “Num raio de 150 quilómetros é o único Centro de Ciência Viva, pelo que atrai ainda mais pessoas a esta zona”, sublinhou o edil.
Sendo uma área tendencialmente desertificada e envelhecida, a implementação de equipamentos de públicos é, para o responsável, uma vantagem. “O Centro de Ciência Viva pode ajudar a revitalizar aquela zona”, acrescenta.
Apesar de estar aberto há pouco tempo, o CCV tem recebido cerca de 100 visitas diárias durante a semana e 300 no fim-de-semana, um número que representa uma mais-valia para a zona ribeirinha da cidade. O aumento de movimento pode, ainda, “trazer benefícios ao nível económico, pelo que é uma oportunidade para todos os cidadãos”, assegurou Jorge Nunes.
Tendo em conta que o CCV é dirigido, também, aos estudantes, o edil garante que, com o arranque do ano lectivo, o número de visitantes vai disparar. “No período escolar vamos receber alunos e docentes de várias localidades”, referiu o autarca.



Por: Sandra Canteiro (Jornal Nordeste)