Brevemente de volta!

Depois de muito tempo ausente, felizmente por motivos profissionais e académicos, espero brevemente poder contribuir para a divulgação e dignificação da Educação Social.



Até Breve!



UTAD encerra curso

O senado da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) decidiu criar uma comissão para estudar os meios necessários para manter o pólo de Miranda Douro a funcionar.

Recorde-se que esta instituição está em risco de encerrar devido à falta de verbas e de alunos.
Durante um ano, a comissão vais estudar todas as alternativas para o pólo, que podem passar pela realização de seminários ou congressos, promoção de investigação na área do ambiente e, dada a proximidade com Espanha, pós-graduações em conjunto com a Universidade de Salamanca.
No entanto, o reitor considera que a extensão universitária “apresenta algumas desvantagens”, como as fracas acessibilidades e a falta de condições para atrair alunos.

“O ensino regular não tem grande futuro em Miranda do Douro”, reconhece Mascarenhas Ferreira

Os cortes no financiamento por parte do Governo originaram a suspensão de cursos, estando em funcionamento, apenas, o curso de Serviço Social, com 230 alunos.
Porém, se no próximo ano lectivo abrirem vagas, 1º ano de Serviço Social será ministrado em Vila Real, ficando em Miranda do Douro os alunos de 2º e 3º anos, para terminarem a licenciatura.
“O ensino regular e continuado não tem grande futuro em Miranda do Douro, já que foi encerrado um dos cursos (Antropologia) e o de Serviço Social corre o mesmo risco,” justifica o reitor.
Mascarenhas Ferreira garantiu, ainda, a manutenção do pólo da UTAD, em Chaves, mesmo que à custa de parcerias público/ privadas, com vista ao desenvolvimento do ensino superior no Alto Tâmega.


Jornal Nordeste
Por: Francisco Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário