Brevemente de volta!

Depois de muito tempo ausente, felizmente por motivos profissionais e académicos, espero brevemente poder contribuir para a divulgação e dignificação da Educação Social.



Até Breve!



Caretos na UNESCO

O processo deve ficar pronto em Setembro. Os caretos e mascarados do Nordeste Transmontano vão fazer parte de uma nova candidatura a património imaterial da humanidade. Fazem parte desse projecto objectos e tradições dos caretos e mascarados do Noroeste Penínsular. A candidatura galaico-portuguesa já tinha sido apresentrada em 2005, mas a UNESCO exigiu uma reformulação, por ser demasiado abrangente.

Mesmo assim, este projecto, tinha alguns factores inéditos, como o facto de envolver a participação de cerca de 80 escolas do Norte de Portugal e da Galiza. Na nova candidatura estão a ser tratadas as especificidades de cada um dos elementos territoriais. Álvaro Campelo, coordenador da área cientifica da candidatura adianta ainda que está confiante que desta vez a UNESCO vai viabilizar a candidatura, acrescentando que esse reconhecimento proporcionará o aumento do orgulho das populações nas suas tradições das mascarados, que se realizam na região, e por outro lado vai responsabilizar as entidades públicas na preservação e promoção desta riqueza antropológica e histórica. Álvaro Campelo refere ainda que está a ser pensada a criação de numa fundação capaz de gerir gerir e promover o património candidatado. O assunto foi abordado este domingo, em Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, nas festas ligadas aos Caretos e ao Entrudo.
Fonte: RBA

Sem comentários:

Enviar um comentário